Nota de condolências ao acidente ferroviário no Egito

São Paulo, 27 de fevereiro de 2019 – Entidade representativa do Islam no país, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS) lamenta profundamente o acidente ferroviário ocorrido hoje, na principal estação do Cairo, no Egito, que vitimou mais de 60 pessoas, 20 delas de forma fatal.

FAMBRAS participa da inauguração do escritório internacional da Câmara de Comércio Árabe Brasileira

A Câmara de Comércio Árabe Brasileira lançou nesta terça-feira (19) seu primeiro escritório internacional, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A festa de lançamento reuniu cerca de duzentas pessoas entre autoridades locais e brasileiras, além de associados e empresários que estão no país árabe para participar da Gulfood, a maior feira de alimentos do Oriente Médio.

O evento ocorreu no hotel Conrad. O membro do conselho executivo do emirado de Sharjah, Fahim Bin Sultan Al Qasimi fez um discurso ressaltando a relação comercial crescente entre o Brasil e os Emirados Árabes. O presidente da FAMBRAS, Dr. Mohamed Hussein El Zoghbi e o gerente do setor de Relações Internacionais, Nizar El Ghandour, compareceram à cerimônia e presentearam o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, com uma placa especial em ocasião desse marcante dia.

“É uma grande honra presenciar esse momento, a Câmara Árabe desenvolve um importante papel comercial na união entre o Brasil e os Emirados Árabes” afirmou Zoghbi.

O embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Fernando Igreja, discursou sobre a relação entre o Brasil e os Emirados, afirmando que esse elo foi construído através de amor e tolerância. “A Câmara Árabe é o resultado disso tudo, e coincide com o ano da Tolerância, lançado pelos dirigentes nacionais dos sete emirados, e amor e tolerância têm tudo a ver”, declarou.

Para o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, o primeiro escritório internacional da entidade servirá, além de apoio para as empresas brasileiras nos Emirados e demais países árabes, como uma porta de entrada para as empresas árabes que querem fazer negócios no Brasil. “Queremos fazer essa conexão, mostrar os caminhos para que as empresas árabes interessadas em fazer negócios com o Brasil tenham esse suporte. O escritório vai ser uma constante no mundo árabe”, ressaltou.

A Câmara Árabe foi fundada em 1952 e tem sua sede na capital paulista. Em maio do ano passado, a entidade abriu a sua primeira filial no Brasil, na cidade catarinense de Itajaí. O município é portuário e grande polo de exportação para o Oriente Médio e Norte da África. O escritório em Dubai vai atuar não apenas nas relações comerciais do Brasil com os Emirados, mas também com os demais países da região.  A Câmara Árabe começou neste ano a implementar um planejamento estratégico com foco em 2028, que tem como meta transformar os países árabes de quinto a terceiro maior parceiro comercial do Brasil.

Para mais informações acesse www.ccab.org.br

Nota de pesar pelo falecimento do jornalista Ricardo Boechat

São Paulo, 11 de fevereiro de 2019 – Entidade representativa do Islam no país, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS) lamenta, profundamente, o falecimento do jornalista Ricardo Boechat, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, na data de hoje.

Presidente da FAMBRAS visita o Cônsul Comercial da Malásia

Na tarde de ontem (04), o presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, Dr. Mohamed Hussein El Zoghbi, esteve no escritório comercial da Embaixada da Malásia em São Paulo, para visitar o Cônsul Comercial da Malásia, Sr. Radihisham Ismail.

O responsável pelo setor de Relações Internacionais da FAMBRAS HALAL, Nizar El Ghandour, e o Secretário de Comunicação do Consulado, Julio Barbosa, também estiveram presentes para debater sobre a possibilidade de aumentar a parceria entre os dois países e a melhoria das exportações Halal. Discurtiram também acerca das preparações da Feira Mihas, que acontece no mês de abril, na Malásia. A Feira é uma grande oportunidade para os países apresentarem o que de melhor produzem para abrir as possibilidades de exportação.

Nota de repúdio à explosão na catedral de Jolo, nas Filipinas

São Paulo, 27 de janeiro de 2019 – A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS) –  que desde sua criação, há quatro décadas, atua para manter vivas as práticas do Islam e combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação, entre outras atividades – repudia o ataque a bomba ocorrido hoje durante uma missa celebrada na catedral de Jolo, região sul das Filipinas.

Nota de condolências à tragédia ocorrida em Brumadinho

São Paulo, 27 de janeiro de 2019 – A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS) – entidade representativa do Islam no país – manifesta seu pesar às vítimas da tragédia humana e ambiental ocorrida na última sexta-feira em Brumadinho, Minas Gerais, e se solidariza com todos os que sofrem em decorrência deste fato. 

Presidente da FAMBRAS visita a sede do Al-Bawaba News

Cumprindo a agenda de compromissos no Egito, o presidente da FAMBRAS, Dr. Mohamed Hussein El Zoghbi, visitou a sede do portal de notícias Al-Bawaba News na tarde de ontem (22).

O presidente da Federação estava acompanhado do presidente da Sociedade Beneficente do Rio de Janeiro, Sr. Mohamed Zeinhom e do empresário libanês, Sr. Fares Ahmad. Eles foram recebidos pelo diretor executivo da emissora, Sr. Dalia Rahim Ali.

Durante a visita, todos puderam conhecer as divisões de negócios e elogiaram a organização administrativa e técnica. Parabenizaram também o Sr. Rahim Ali e toda a equipe do portal de notícias pelo trabalho desenvolvido na estrutura do jornal e site. “O portal é prestigiado por muitos muçulmanos no Brasil” lembrou Zoghbi.

Foi ressaltado também a evolução da cooperação entre o Egito – representado pelas instituições islâmicas como Al-Azhar e o Ministério da Awqaf – e o Brasil, a fim de promover os valores islâmicos corretamente.

FAMBRAS assina acordo com a Organização Mundial para Graduados do Al-Azhar

Foi assinada hoje uma colaboração entre a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS e a Organização Mundial para Graduados de Al-Azhar para estabelecer uma sucursal do Centro Sheikh Zayed que ensinará a língua árabe para falantes não-nativos e um acordo para transmitir na televisão brasileira a série infantil Nour – primeira série árabe do mundo a ser dublada em Português.

Representadas por seus presidentes, as organizações se uniram para contribuir com a construção de relações científicas e culturais nos campos da educação e disseminação do currículo Azhari Central. O presidente da FAMBRAS, Dr. Mohamed Hussein El Zoghbi, ressaltou a importância do Al-Azhar e parabenizou o Imam Dr. Ahmed Al-Tayeb pelo excelente trabalho realizado na Mesquita de Al-Azhar. Zoghbi pontuou também que a abordagem Azhari é baseada no pluralismo intelectual e aceitação da opinião do outro, respeito pelas culturas dos povos e comunicação humana, que é a melhor forma de contribuir para a consolidação da paz, convivência e integração de valores positivos.

O General Ussama Yassin, vice-presidente executivo, confirmou que as organizações estão trabalhando para difundir o verdadeiro pensamento do Islam não só no Brasil, mas em toda a América Latina. “O mundo precisa aprender árabe, e a série Nour dublada em português contribui para o aprendizado e para a formação de personalidades jovens e estudiosos muçulmanos para que desenvolvam o papel de enriquecer a vida humana com seus conhecimentos” disse Yassin.

Estiveram no encontro também o Sheikh Abdel Fadil Al Kaussi, vice-presidente da Organização Mundial de Graduados do Al-Azhar e ex Ministro do Awqaf, e o presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro, Sr. Mohamed Zeinhom Abdien, que afirmou que a presença de Al-Azhar no Brasil é o caminho para mostrar a religião de forma verdadeira e confrontar ideias extremistas.

Com trabalho árduo, será possível a cooperação permanente do Al-Azhar para atingir os objetivos desejados.