• Jejum

    O Significado do Jejum

    Botão

O RAMADAN


O Significado do Ramadan


O Ramadan é o nono mês do calendário islâmico e é a época sagrada dos muçulmanos. Foi no mês de Ramadan que o Alcorão Sagrado foi revelado ao Profeta Muhammad (S.A.A.S). 


Durante um mês, os muçulmanos jejuam no período entre a alvorada e o pôr do sol. O jejum é um dos cinco pilares do Islam e sua prática é obrigatória para a maioria dos muçulmanos, exceto para aqueles que possam ter a saúde comprometida ou que não estejam nas condições adequadas.


Para descobrir em quais casos o jejum não é obrigatório,

clique aqui.


Nesta época, é necessário que o muçulmano jejue por cerca de 29 ou 30 dias, mas isto não significa apenas não comer ou beber. Durante o mês sagrado, o muçulmano precisa evitar alguns outros hábitos como mentiras, intrigas, calúnias, etc. A fim de elevar a sua espiritualidade e de se aproximar das graças divinas, o muçulmano deve praticar a caridade, ser paciente, praticar o perdão e buscar a pureza. 


A palavra “Ramadan” significa “terra quente”. Este mês ficou conhecido desta forma por causa do clima que predominava na época em que o nome foi escolhido. Naquela estação, os dias eram de sol forte no deserto da Arábia. De acordo com a tradição islâmica, o Profeta Muhammad (S.A.A.S) começou a receber as revelações do Alcorão enquanto meditava na caverna de Hirá, na cidade de Meca.


Share by: