O PROFETA (S.A.A.S)

O Profeta Muhammad (S.A.A.S)

Muhammad (S.A.A.S) nasceu em 570 d.C na cidade de Meca, na Península Arábica, no território que hoje corresponde a Arábia Saudita. Na época de seu nascimento Meca já era considerada uma cidade sagrada, pois ela recebia peregrinos de toda a região da Península Arábica, devido a importância da Kaabah (santuário construído pelo profeta Abraão e seu filho Ismael).

 

Muhammad (S.A.A.S) nasceu três meses após o falecimento de seu pai, Abdullah. Com a morte de seu pai, Abd al-Mutalib, o avô do profeta, tornou-se seu guardião.


Abd al-Mutalib era um chefe respeitado do clã de Hashim e da tribo dos coraixitas, a principal e mais influente tribo de Meca. Eram eles que administravam e protegiam a Caaba .


Após completar dois anos de vida, Muhammad (S.A.A.S) retorna para o convívio da mãe e permanece com ela até os seis anos de idade. Passou parte de sua adolescência trabalhando como pastor de ovelhas. Ainda adolescente, uma vez acompanhou a caravana de seu tio, Abdul Taleb, até a Síria, onde se encontrou com um monge cristão chamado Bahira.

 

Ao verificar um dos ombros do garoto, o monge percebeu que ele seria o Mensageiro de Deus. Logo depois, o monge procurou pelo tutor do menino e o alertou que cuidasse dele longe dos politeístas de Meca; pois, se descobrissem o matariam imediatamente.

 

Muhammad (S.A.A.S) seguiu uma vida simples e humilde e como consequência da beleza de seu caráter, recebeu das pessoas de Meca o título de “al Amin – o depositário fidedigno” e “al Sadiq – o verídico”. Por exemplo, quando algumas pessoas em Meca tinham a necessidade de viajar, pediam para que Muhammad (S.A.A.S) guardasse e zelasse pelos seus bens no período em que estivessem ausentes.


Aos 25 anos, sua reputação atraiu uma proposta de Khadija, uma comerciante coraixita e viúva, que o pediu em casamento. Muhammad (S.A.A.S) teve o seu primeiro casamento, e viveu uma vida simples e feliz ao lado de sua esposa durante 25 anos, até que ela morresse.


Pouco antes de completar 40 anos, Muhammad (S.A.A.S)  criou o costume de passar dias em retiros, em uma caverna chamada “Hirá”, em Meca, onde meditava. No mês do Ramadan do ano 610 d.C., enquanto meditava naquela caverna, o Arcanjo Gabriel apareceu em sua frente ordenando que recitasse alguns versos.


No entanto, Muhammad (S.A.A.S) respondeu que não sabia ler. Após três vezes de insistência, tendo recebido a mesma resposta, na quarta vez, o arcanjo recitou os primeiros versículos revelados do Alcorão que estão na Surata (capítulo) Al- Alaq:



"Lê, em nome do teu Senhor que criou, criou o homem de um coágulo. Lê, que o teu Senhor é Generosíssimo, que ensinou através do cálamo, ensinou ao homem o que este não sabia." (96:1-5)


 

Sem saber o que estava acontecendo, Muhammad (S.A.A.S) saiu correndo, cheio de medo e com febre. Chegando em casa, pediu a sua esposa – Khadija - que o cobrisse, devido ao forte frio e espanto que sentia. Após ter se recuperado, contou o que aconteceu a sua esposa que, após ter-lhe tranquilizado, o acompanhou a um parente seu - um perito cristão de nome “Uaraqa Ibn Naufal”- a fim de que ele os explicasse do que se parecia tal acontecimento.

 

De acordo com o que sabia sobre a Torá e Evangelho, esse especialista disse a Muhammad (S.A.A.S) que ele havia visto o mesmo Espírito que teria sido enviado para Moisés e Jesus, e que seria expulso da sua própria cidade, pelo seu povo; ao ouvir isso, Muhammad (S.A.A.S) o questiona: “Eles chegarão ao ponto de me expulsar da cidade? ”. Uaraqa respondeu que sim; pois jamais houve profeta algum que não fosse expulso da sua cidade pelo seu próprio povo. Dali em diante, Muhammad (S.A.A.S) receberia continuamente a visita do Arcanjo Gabriel; e mediante as circunstâncias, o Alcorão ia sendo revelado pouco a pouco.


*(S.A.A.S) – significa "Que a Paz de Deus, Sua Misericórdia e Bênçãos estejam sobre ele". Deve ser dito sempre que o nome do profeta é mencionado.

Share by: