FAQS

  • A FAMBRAS distribui livros gratuitos?

    Sim. A FAMBRAS distribui livros gratuitamente para enriquecer os ensinamentos islâmicos com a correta divulgação do Islam e dos seus sagrados princípios.

  • Quais os requisitos para pedir um livro gratuito?

    Você pode pedir até 3 títulos por CPF. Peça seu livro aqui.

  • Quem são os muçulmanos?

    A palavra muçulmano vem do termo árabe “muslim”, que significa aquele que se entrega ou aquele que é pacificador. Sendo assim, o muçulmano é todo o indivíduo que pratica a religião islâmica de forma voluntária, ou seja, que se entrega aos ensinamentos islâmicos, independentemente de raça, cor ou país de origem. Nem todo muçulmano é de origem árabe. Existem muçulmanos no mundo todo, inclusive no Brasil. 

  • Quantos muçulmanos existem no mundo?

    Atualmente, existem cerca de 1,8 bilhão de muçulmanos no mundo, o que equivale aproximadamente a 1/5 da população mundial.

  • Quais são as obrigações do muçulmano?

    O Islam é uma religião que se constitui com base em alguns pilares que são fundamentais para a vida espiritual e cotidiana do muçulmano. Saiba quais são esses pilares.

  • O que é o Ramadan?

    O Ramadan é o mês sagrado dos muçulmanos. Corresponde ao nono mês do calendário lunar. Durante os 30 dias do Ramadan, o muçulmano deve se abster de comer, beber, ter relações conjugais e de todas as más ações. O jejum deve ser feito desde a alvorada até o pôr do sol. É um método de purificação pessoal, que proporciona ao jejuador uma conduta de paciência, respeito e compreensão. Saiba mais sobre o jejum do Ramadan aqui

  • Os muçulmanos acreditam em Jesus?

    Sim. Os muçulmanos aceitam Jesus como um profeta de Deus. Além disso, Jesus é citado em diversas passagens do Alcorão, confirmando muitas narrativas bíblicas a respeito de Jesus. No entanto, é importante ressaltar que o Islam é uma religião monoteísta, ou seja, acredita em um Deus único, e que não há nenhuma divindade além dEle.

  • O que é “Assalamu Aleikum”?

    É a expressão de cumprimento utilizada por muçulmanos, que significa “Que a paz de Deus esteja com você”. Essa expressão é muito importante pois funciona como um símbolo universal de identificação entre os muçulmanos.

  • Adeptos de outras religiões podem visitar mesquitas?

    Sim. Desde que a visita seja de forma respeitosa. Para entrar em uma mesquita é necessário tirar os sapatos. Para as mulheres, é necessário cobrir os cabelos com um lenço, caso não tenham um no momento, a própria mesquita disponibiliza alguns às visitantes.

  • Quais são os horários de reza?

    Os horários de oração variam de cidade para cidade.

    As 5 orações do dia são: Fajr, Sunrise, Dhuhr, Asr, Maghrib e Isha. Acompanhe os horários aqui.


Share by: