PILARES DA FÉ

Pilares da Fé

A fé islâmica se sustenta em 6 pilares.

 

Primeiro pilar - A fé em Deus 

Crer que não há outra divindade além de Deus. Ele não gerou, nem foi gerado e nada é comparável a Ele. Nada do que é imaginável (pelo homem) compõe sua personalidade e a Ele pertencem os mais belos nomes e qualidades.

 

Segundo pilar - A fé nos anjos 

Os anjos são criaturas feitas a partir da luz. Eles não desobedecem às ordens de Deus. Os mais elevados entre eles, são o anjo Gibril (Gabriel), o anjo Mikail (Miguel), o anjo e o anjo Israfel.

 


Terceiro pilar - A fé nos livros 

Existiram outras escrituras que Deus enviou para os povos anteriores, contendo a mesma Mensagem, a entrega ao Deus Único. Sendo assim, o Alcorão destaca apenas cinco, sendo: as brochuras de Abraão, o Zabur (Salmos), enviado a Daví, o Tauraat (Torá) enviada a Moisés, o Injil (Evangelho) enviado a Jesus e o Qur’an (Alcorão) enviado a Muhammad (S.A.A.S).

 

Quarto pilar - A fé nos profetas e mensageiros de Deus 

Desde Adão até Muhammad (S.A.A.S), milhares de profetas e mensageiros foram enviados na terra, cada um para seu povo, sendo da mesma etnia, idioma e costume. O Islam lista 25 deles, e os mais elevados são: Muhammad (S.A.A.S), Noé, Abraão, Moisés e Jesus.


Quinto pilar - A fé na predestinação 

A fé na predestinação divide-se em dois campos:

 

- O destino obrigatório (Alqadar): 

Tudo que acontece sem a intervenção voluntária do homem, exemplo: o gênero, o clã onde ele nasceu, a cor, altura, etc. Tudo que o homem não intervém, é destino de Deus, e não será julgado por isso.

 

- O destino livre (Alqadaa): 

Tudo que for planejado pelo homem é destino seu. Deus permite que aconteça ou impede (quando quer), mas o homem será julgado por isso. É com base nisto que haverá a Ressurreição, para cada humano prestar contas sobre como usou a graça de sua inteligência e de sua liberdade.

 

Sexto pilar - A fé na Vida Após a Morte 

Deus detém o conhecimento absoluto, sabe do que existe e do que não existe, e se existisse, como seria. Ao colocar a inteligência no homem, Deus lhe concedeu o poder de escolher o certo e o errado, com isso, os muçulmanos sabem que são responsáveis por suas escolhas.

 

O muçulmano acredita na ressurreição e no julgamento do Dia do Juízo Final diante do Tribunal Divino, sobre sua fé e suas ações na sua passagem aqui na terra.

Share by: