PILARES DO ISLAM

Pilares do Islam

O Islam é uma religião que se constitui com base em alguns pilares que são fundamentais para a vida espiritual e cotidiana do muçulmano. São eles:

 

Primeiro pilar - O Testemunho

(al-Shahadah)


O primeiro pilar consiste em dizer verbalmente, com sinceridade no coração, a seguinte frase: 


“Não há outra divindade além de Deus;

Muhammad (S.A.A.S) é servo e mensageiro de Deus”.

Segundo pilar - A Oração

(al-Salah)


A oração é um dos pilares mais importantes do Islam, sendo praticada cinco vezes ao dia, no amanhecer, ao meio-dia, no meio da tarde, no pôr do sol e à noite.

Horários de Oração

Terceiro pilar - A Doação

(al-Zakah)


Consiste em pagar uma quantidade de até 2,5% de seu capital ao ano aos mais necessitados. Esse ato de caridade é entendido como uma purificação da vida material e espiritual do muçulmano.

Quarto pilar - O Jejum

(al-Saum)


É obrigatório para todo muçulmano saudável, ao atingir a idade da puberdade, jejuar no mês de Ramadan (nono mês do calendário lunar), abstendo-se de comer, beber, ter relações conjugais e de todas as más ações. O jejum deve ser feito desde a alvorada até o pôr do sol. É um método de purificação pessoal, que proporciona ao jejuador uma conduta de paciência, respeito e compreensão. Ao privar-se dos confortos mundanos, mesmo por um curto período, o jejuador renova sua fé.

Quinto pilar - A Peregrinação

(al-Hajj)


Esse pilar consiste na visita que os muçulmanos realizam na cidade sagrada de Meca, na Árabia Saudita, com a intenção de realizar uma série de rituais durante os dias de peregrinação. No Hajj, os peregrinos vestem roupas simples, que eliminam as distinções de classes e cultura; evidenciando a igualdade de todos perante a Deus


Share by: